Comissão do Senado aprova ‘OAB da Medicina’ e torna exame obrigatório para novos médicos

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou, nesta quarta-feira (3), o texto-base do projeto de lei que institui o Exame Nacional de Proficiência em Medicina (Profimed).

Conhecida popularmente como “OAB da Medicina”, a prova passará a ser requisito obrigatório para que bacharéis em medicina obtenham o registro profissional e possam atender pacientes no Brasil.

A votação foi marcada por um placar apertado de 11 votos a 9, refletindo a divisão entre a classe médica, que defende a medida, e representantes do governo e da educação, que criticam o modelo de avaliação.

Como funcionará o exame

Pelo texto aprovado (PL 2.294/2024), de autoria do senador Giordano (MDB-SP) e relatado pelo senador Dr. Hiran (PP-RR), a responsabilidade pela aplicação da prova ficará a cargo do Conselho Federal de Medicina (CFM).

O exame será realizado duas vezes ao ano. O recém-formado que for reprovado não poderá obter o registro no CRM, ficando impedido de exercer a medicina assistencial. O texto cria, no entanto, a categoria de “egresso em medicina”, permitindo que os reprovados exerçam atividades exclusivamente técnico-científicas ou administrativas, sempre sob supervisão médica, mas sem contato direto com pacientes.

Apesar da vitória na comissão, o projeto não segue imediatamente para a Câmara. Devido às alterações feitas no texto original, a matéria passará por um “turno suplementar” de votação na própria CAS para confirmação final.

Se confirmado e não houver recurso para votação no Plenário do Senado, o texto seguirá para análise da Câmara dos Deputados. Para entrar em vigor, precisará ser aprovado pelos deputados e sancionado pela Presidência da República.

Artigos relacionados

CotidianoÚltimas notícias

“Profundo lamento”: Sitrans se manifesta sobre morte do motociclista no Centro de Campina

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Campina Grande, o...

CotidianoÚltimas notícias

Após queixas, DNIT confirma que retorno para Queimadas ainda será construído em obra de duplicação da BR-230

As recentes modificações no fluxo da BR-230, na altura do KM-153, transformaram...

PolíticaÚltimas notícias

Em Campina, João diz esperar apoio do PT e Avante e minimiza ausência de Jhony: “Deve ter tido um motivo”

O governador João Azevêdo (PSB) cumpriu agenda em Campina Grande nesta segunda-feira...