TRE-PB marca eleição suplementar em Cabedelo para 12 de abril; confira o calendário

(Foto: Divulgação / TRE-PB)

Os eleitores de Cabedelo já têm data marcada para decidir o futuro da gestão municipal. Em decisão unânime, o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) definiu o domingo, 12 de abril de 2026, para a realização das eleições suplementares para prefeito e vice-prefeito.

prefeito de Cabedelo, André Coutinho, e a vice-prefeita, Camila Holanda, foram cassados por conta de irregularidades devido ao processo eleitoral nas eleições em 2024, sendo eles acusados de compra de votos com envolvimento de facções criminosas. De acordo com o tribunal, cinco integrantes da sessão votaram a favor da cassação, enquanto um foi contra. O ex-prefeito de Vitor Hugo, também de Cabedelo, foi condenado a uma inelegibilidade por 8 anos.

O calendário, aprovado sob a presidência do desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, visa devolver a estabilidade administrativa à cidade portuária o mais breve possível.

O ponto de destaque é que nem todos os cidadãos da cidade poderão votar. O colégio eleitoral será composto apenas por quem estava com o título regularizado no município até o dia 13 de novembro de 2025.

O calendário

A corrida eleitoral começa oficialmente no início do ano: as convenções partidárias ocorrem entre o final de janeiro e meados de fevereiro, com a campanha nas ruas liberada a partir de 25 de fevereiro. As novas eleições cumprem a exigência do Código Eleitoral para casos de indeferimento de registro, cassação de mandato ou nulidade de mais de 50% dos votos.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *