No encontro com o clero da Diocese de Roma, realizado na Sala Paulo VI, no Vaticano, o Papa Leão XIV respondeu a quatro perguntas, sendo uma delas acerca da prioridade pastoral nos dias atuais.
Em sua fala, Sumo Pontíficie incluiu na sua resposta o desafio representado pela inteligência artificial e o uso da internet na vida dos sacerdotes.
“Faço o convite a resistir à tentação de preparar as homilias com a inteligência artificial! Como todos os músculos do corpo, se não os utilizamos, se não os movemos, morrem. O cérebro precisa ser utilizado, é preciso exercitar a inteligência para não perder esta capacidade. Mas é preciso muito mais para fazer uma verdadeira homilia, a IA jamais poderá compartilhar a fé! Esta é a parte mais importante: se podemos oferecer um serviço na paróquia onde estamos trabalhando, as pessoas querem ver a sua fé, a sua experiência de ter conhecido e amado Jesus Cristo e o seu Evangelho. E isso é algo que devemos cultivar continuamente.”
Outro alerta do Pontífice é quanto à presença dos sacerdotes nas redes sociais e a sedução do “eu”:
“’Eu tenho tantos seguidores, tantos likes, porque veem o que estou dizendo…’ Não é você: se não estamos transmitindo a mensagem de Jesus Cristo talvez estejamos errando, e é preciso refletir muito bem, com muita humildade, para ver quem somos e o que estamos fazendo.”
Com Vatican News

Deixe um comentário