Governo detalha assistência e garante “transparência total” após rompimento de reservatório da Cagepa

(Foto: Paraíba Online)

O Governo do Estado detalhou como está o apoio às vítimas do rompimento do reservatório da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) ocorrido no último sábado. André Ribeiro, Secretário Executivo de Inovação da Secretaria de Ciência e Tecnologia, explicou à Rádio Campina FM que o Comitê de Crise, coordenado pelo Vice-Governador, está acompanhando o processo, desde a assistência psicológica até o ressarcimento.

Segundo Ribeiro, o apoio começou logo após o acidente: “Já estamos na fase de consertar os estragos e devolver o que foi perdido. A ordem é atender todo mundo na hora, sem deixar ninguém na mão. Quem foi para casa de parente recebeu apoio completo: psicólogos, psiquiatras, remédios, equipes médicas visitando a casa e comida. A família que perdeu um ente querido também recebeu todo o nosso suporte e solidariedade, desde o velório. Eles estão sendo muito bem cuidados”, disse.

Esse apoio emergencial é a primeira fase. A gestão estadual garante que, em paralelo à assistência humana, o cronograma de reparação de danos e de ressarcimento já está em andamento, buscando a recuperação completa dos imóveis e bens perdidos.

“As empresas já estão nas ruas consertando os danos menores, como portões, paredes ou pintura. Isso está sendo feito imediatamente. Depois, todos os moradores afetados serão chamados para receber o valor dos seus bens perdidos. Essa conversa será direta com a CAGEPA, que recebeu um ultimato do governador para que o processo seja rápido e sem enrolação. Nosso compromisso é que não vai faltar uma telha, um tijolo ou um aparelho. Tudo que foi perdido será integralmente devolvido às pessoas. Estamos de olho para garantir que os moradores sejam bem assistidos e seus bens reparados,” afirmou.

A investigação sobre o que causou o colapso estrutural do reservatório é uma das maiores cobranças da população. Sobre o assunto, André Ribeiro insistiu que o governo “não pretende esconder nada”, garantindo total transparência.

“A população quer soluções e quer segurança, e isso é justo. Sobre as investigações, o Governo do Estado já disse e eu repito: somos totalmente a favor de que tudo seja feito com transparência máxima. As informações e os laudos vão ser liberados pela CAGEPA no prazo certo. A CAGEPA fez seus laudos e ainda contratou uma perícia especializada. Para garantir a isenção, teremos também uma perícia independente do Conselho Regional de Engenharia (CREA). O Governo do Estado é o maior interessado em que as causas deste acidente sejam esclarecidas de vez. Temos certeza de que vamos descobrir o que de fato aconteceu, como é do interesse de todos,” finalizou.

Defesa Civil inicia inspeção em outros reservatórios

A Defesa Civil de Campina Grande iniciou nesta terça-feira (11) uma inspeção técnica nos reservatórios da CAGEPA. Segundo o coordenador Régis Cavalcante, a ação é motivada pelo medo da população, que intensificou as denúncias sobre a precariedade dos reservatórios e caixas d’água desativadas. Engenheiros e técnicos vistoriaram o reservatório que rompeu e seguirão para outras localidades, como os Cuités. A fiscalização visa avaliar as condições estruturais dos locais e atende, também, a uma demanda do Ministério Público que solicitou medidas ao CREA-PB.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

PolíticaÚltimas notícias

“O que mudou?”: Cícero Lucena questiona recuo de Adriano Galdino em apoio a Lucas Ribeiro

O cenário político paraibano de olho na sucessão estadual de 2026 ganhou...

CotidianoÚltimas notícias

Lei que permite entrada de alimentos e bebidas em eventos é suspensa pelo TJPB

O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) decidiu suspender a Lei Estadual...

CotidianoÚltimas notícias

Após decisão do TJPB, Sintab suspende greve da Saúde em Campina Grande

O Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais do Agreste da Borborema (Sintab) comunicou...