O Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) realizou, neste domingo (9), uma operação de fiscalização voltada ao transporte escolar em Campina Grande. A ação vistoriou 121 ônibus, incluindo veículos oriundos de outras seis cidades da região: Boa Vista, Caturité, Massaranduba, Queimadas, Lagoa Seca e Fagundes.
Do total inspecionado, 84 veículos foram aprovados e 37 reprovados, o que representa cerca de 30% de reprovação, devido a irregularidades que comprometem a segurança dos estudantes.
De acordo com o coordenador de Fiscalização do Transporte Escolar do Detran-PB, Dilo Alves, os principais problemas identificados nos veículos envolvem pneus desgastados, extintores vencidos, falhas em sistemas elétricos e cintos de segurança danificados ou ausentes.
No caso dos motoristas, muitas infrações envolveram a falta de comprovação do curso obrigatório para condutores de transporte escolar e a ausência do registro de “atividade remunerada” na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
A operação contou com a parceria do Ministério Público da Paraíba (MPPB), do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), do Instituto de Metrologia e Qualidade (Imeq) e do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Também participaram da ação os servidores Tiago Abílio, Reryson Alexandre, Raffael Araújo e Carlos Jorge. As próximas fiscalizações estão programadas para os dias 18 de outubro (nos municípios de Cabaceiras e Santa Luzia) e 19 de outubro (em Guarabira e Araruna).

Deixe um comentário