Campina lidera índice de qualidade de vida na Paraíba; Cruz do Espírito Santo registra menor pontuação

(Foto: Reprodução)

Os dados do Índice de Progresso Social (IPS) 2025 mostraram os dados do Estado da Paraíba apresenta um cenário de contrastes, conforme revelam o ranking, que avalia a qualidade de vida para além dos indicadores econômicos tradicionais. De acordo com os dados divulgados pelo índice, Campina Grande figura topo da lista estadual, enquanto Cruz do Espírito Santo aparece na última posição entre os 223 municípios paraibanos.

Os números podem ser consultados no site do Índice de Progresso Social.

Com uma nota de 67,78, Campina Grande consolidou-se como a cidade com o melhor desempenho no estado. A “Rainha da Borborema” é seguida de perto pela capital, João Pessoa, que registrou um índice de 67,00.

O grupo dos cinco melhores municípios conta ainda com Cabedelo (65,17), na região metropolitana, e duas surpresas no Sertão paraibano: Marizópolis (65,02) e Joca Claudino (64,67).

Estes números indicam que, nessas localidades, o acesso a necessidades básicas, fundamentos de bem-estar e oportunidades de crescimento individual está mais avançado em comparação à média estadual.

Na outra ponta da tabela, os dados acendem um alerta para a vulnerabilidade social em diferentes regiões. Cruz do Espírito Santo detém o menor índice do estado, com 49,80 pontos, sendo o único município paraibano a figurar abaixo da marca dos 50 pontos no ranking.

A lista dos cinco municípios com maiores dificuldades de progresso social inclui:

  • Cruz do Espírito Santo: 49,80

  • Marcação: 50,14

  • Pitimbu: 50,96

  • São João do Tigre: 50,96

  • Mulungu: 51,48

Diferente do PIB, que mede apenas a riqueza financeira, o IPS foca no que realmente impacta o cotidiano do cidadão. O baixo desempenho dos municípios na base da pirâmide está geralmente atrelado a deficiências em áreas críticas como saneamento básico, segurança pessoal e acesso ao ensino superior.

Dados a nível estadual

Ainda de acordo com dados do IPS, no cenário do ano passado, a Paraíba se destaca como o melhor estado das regiões Norte e Nordeste em qualidade de vida, ocupando a 10ª posição entre as 27 federações brasileiras. O ranking nacional é liderado pelo Distrito Federal, seguido por São Paulo e Santa Catarina.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados