A edição desta quinta-feira (29) do Diário Oficial da União trouxe detalhes sobre a Infovia Estadual da Paraíba, projeto que ganha tração como prioridade dentro do Novo PAC. Para Campina Grande, a publicação confirma o papel da cidade como um dos principais “nós” de uma rede que pretende levar internet de alta velocidade das repartições públicas até o cidadão comum, buscando diminuir o abismo digital entre o litoral e o interior.
A Infovia funciona como um backbone — uma espinha dorsal de fibra ótica de alta capacidade. O objetivo é interconectar escolas, unidades de saúde e centros de pesquisa. Na prática, o detalhamento publicado hoje garante que o fluxo de recursos federais, geridos pelo Ministério das Comunicações, chegue para estruturar a rede que tem Campina Grande como polo central de distribuição para outras regiões.
Educação e Saúde no centro da mudança
O impacto para o campinense deve ser sentido na ponta dos serviços públicos. Com a integração ao Novo PAC, o projeto foca em três pilares principais:
-
Educação Conectada: Escolas municipais e estaduais da região devem receber estabilidade de rede para suporte pedagógico moderno.
-
Telemedicina: A infraestrutura permitirá que unidades de saúde locais se comuniquem em tempo real com centros de referência, facilitando diagnósticos e consultas remotas.
-
Governo Digital: A expectativa é que a burocracia diminua com a modernização da prestação de serviços ao cidadão.
Interiorização e Atração de Negócios
Além dos polos principais como João Pessoa, Patos, Cajazeiras e Guarabira, a Infovia detalhada no documento avança para cidades de interiorização, como Areia, Bananeiras, Pombal, Sousa e Itabaiana.
Ao reforçar a infraestrutura tecnológica em Campina Grande, o governo diz “garantir um ambiente favorável para que empresas de tecnologia e serviços baseados em dados se instalem com segurança no interior”.

Deixe um comentário