Após decisão do TJPB, Sintab suspende greve da Saúde em Campina Grande

(Foto: Reprodução)

O Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais do Agreste da Borborema (Sintab) comunicou na tarde desta sexta-feira (14) a suspensão imediata do movimento grevista dos profissionais de saúde de Campina Grande, na Paraíba. A decisão veio após o sindicato ser notificado por um Oficial de Justiça sobre a liminar concedida pelo Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) que declarou a ilegalidade da paralisação.

A suspensão foi determinada pelo desembargador Joás de Brito Pereira Filho do TJPB, a partir de um pedido da Procuradoria-Geral do Município. O Executivo municipal ingressou com uma Ação Declaratória de Ilegalidade de Greve com pedido de tutela de urgência, alegando que a interrupção dos serviços colocaria em risco as atividades essenciais prestadas à população.

O magistrado acatou o pedido, ressaltando que, por se tratar de uma atividade essencial, a greve na saúde pública não pode ser irrestrita, sendo obrigatória a apresentação de um plano de contingência que garanta o funcionamento mínimo dos serviços de urgência e emergência. A ausência de tal garantia, segundo o desembargador, configura abuso do direito de greve.

A liminar exige o retorno integral dos servidores às suas funções. Em caso de descumprimento, o sindicato está sujeito a uma multa diária de R$ 50 mil. O Ministério Público também foi notificado para atuar como fiscal da lei no caso.

Próximos Passos do Sindicato

Apesar da suspensão imediata, o Sintab, representado pelo presidente Franklyn Ikaz e pelo advogado Dr. Bruno Veloso, agendou uma Assembleia com as categorias da saúde para a próxima segunda-feira, dia 17/11.

Nesta reunião, os profissionais decidirão se acatarão ou não definitivamente a decisão judicial que suspendeu a greve. O sindicato ainda não se manifestou publicamente sobre a possibilidade de recorrer da liminar.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

PolíticaÚltimas notícias

“O que mudou?”: Cícero Lucena questiona recuo de Adriano Galdino em apoio a Lucas Ribeiro

O cenário político paraibano de olho na sucessão estadual de 2026 ganhou...

CotidianoÚltimas notícias

Lei que permite entrada de alimentos e bebidas em eventos é suspensa pelo TJPB

O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) decidiu suspender a Lei Estadual...

CotidianoÚltimas notícias

Em nota, Secretaria de Saúde defende credenciamento de médicos contestado pelo MPPB

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) instaurou um procedimento preparatório para apurar...